Breaking News

Comediante Jerry Lewis morre aos 91 anos


Conhecido por filmes como 'O Professor Aloprado', o americano faleceu em sua casa em Las Vegas na manhã deste domingo.



O veterano comediante americano Jerry Lewis morreu na manhã deste domingo em sua casa em Las Vegas, aos 91 anos. Lewis, que se tornou famoso ao lado de seu parceiro Dean Martin, era um ícone do cinema e do humor americano.”O famoso comediante, ator e lendário animador Jerry Lewis morreu tranquilamente hoje de causas naturais aos 91 anos, em sua casa em Las Vegas, com sua família ao seu lado”, disse uma declaração da família Lewis.

Lewis chegou à fama junto a Dean Martin, em 1946, formando uma das duplas mais memoráveis do humor americano. Durante os dez anos seguintes, eles protagonizaram vários filmes de humor como A Amiga da Onça (1949), O Biruta e o Folgado (1951), Sofrendo da Bola (1953), Artistas e Modelos (1955) e O Rei do Laço (1956). Após anos de intenso trabalho e sucesso, as diferenças entre os comediantes começaram a surgir e, em 1956, após o filme Ou Vai ou Racha, fizeram sua última aparição conjunta.

Lewis foi um dos comediantes mais populares dos anos 1950 e 1960. Veterano de mais de 45 filmes, ele influenciou toda uma geração de humoristas, como Jim Carrey, por exemplo, e atuou por mais de cinco décadas. Seu último trabalho no cinema foi A Sacada (2016), dos diretores Alex Brewer e Benjamin Brewer.
O ator também se notabilizou como apresentador de longa data do Teleton anual da Associação de Distrofia Muscular, programa de TV que tinha como objetivo levantar fundos para vítimas da doença.
Ao longo dos anos, Lewis enfrentou alguns problemas de saúde. Em 1983, passou por uma cirurgia no coração. Em 1992, precisou fazer uma operação após ser diagnosticado com câncer de próstata. Passou por tratamento contra dependência em medicamentos em 2003. Em 2006, sofreu um ataque cardíaco. O humorista também sofria havia anos de fibrose pulmonar, doença crônica nos pulmões.
Lewis nasceu em 16 de março de 1926 em Newark, Nova Jersey e foi batizado com o nome de Joseph Levitch. Ele era filho de músicos – sua mãe tocava piano e seu pai fazia arranjos musicais.
(Com Estadão Conteúdo, EFE e Reuters)