Breaking News

Eclipse solar encanta os EUA; veja fotos



Sol ficou coberto completamente nos EUA hoje; no Brasil, Norte e Nordeste tiveram eclipse parcial.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua, na fase Nova, passa em frente ao Sol, projetando uma sombra sobre a Terra. Nos locais onde esta sombra é projetada, o eclipse solar é total, ou seja, o Sol fica totalmente encoberto pela Lua.
Além desta sombra, a Lua projeta na Terra, também, uma penumbra, que é o que os brasileiros observaram nesta segunda-feira --nos locais onde é a penumbra que se projeta, os observadores veem apenas uma parte do Sol encoberto pela Lua, sendo o eclipse parcial.
Além do eclipse total e parcial, que ocorrem simultaneamente, mas em locais distintos, existe ainda o eclipse anular. Este fenômeno ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol, mas por não estar no ponto mais distante de sua órbita, acaba por não tapar completamente o Sol, deixando apenas um 'anel' de luz visível. Por fim, há ainda o eclipse híbrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros.
Neste ano, os brasileiros já puderam observar um eclipse anular, em 26 de fevereiro --o próximo será em 2023. Já um eclipse solar total só poderá ser visto no país em 2045.