Breaking News

Detran-GO notifica mais de 900 motoristas para suspensão da CNH



Comunicado foi enviado para condutores que superaram o limite de 20 pontos ao longo de 12 meses; ainda há prazo para recorrer.


O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) notificou, na segunda-feira (4), 914 motoristas para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o órgão, os avisos foram emitidos para quem superou o limite de 20 pontos no período de 12 meses. Após receber o comunicado, o condutor tem um prazo para recorrer. Segundo o Detran-GO, a notificação será entregue por carta, comunicando a abertura do processo administrativo. A suspensão da CNH será de seis a 12 meses para casos em que todas multas tenham sido aplicadas após o dia 1º de novembro do ano passado.

Recursos Na correspondência enviada ao motorista consta a data-limite para que o condutor apresente a defesa, por escrito, à Comissão de Processo Administrativo de Pontuação de CNH. Caso a defesa seja julgada improcedente, pode-se ainda recorrer à Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari) e, em última instância, ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO). Apresentar defesa por escrito à Comissão de Processo Administrativo de Pontuação de CNH; Caso for julgado improcedente, interpor recurso à Jari; Em último caso, pode-se recorrer ao Cetran-GO. Mudanças nos prazos O tempo mínimo de suspensão da CNH passou de um, para seis meses. A mudança começou a valer no último dia 1º de novembro, quando o valor de todas as multas foi reajustado no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Apesar da mudança, o prazo máximo de suspensão continua sendo de um ano. No caso de reincidência, os condutores que voltarem a atingir 20 pontos dentro de um ano, poderá ser suspenso de oito meses a dois anos. Depois de cumprir a suspensão, a CNH será restituída e o motorista poderá voltar ao volante após apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem - oferecido pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

VEJA MAIS
Petrobras aumenta preço médio do gás de cozinha em 8,9% a partir desta terça