Breaking News

WhatsApp Business: descubra o que muda com a chegada do app empresarial

Perguntas e respostas sobre a tecnologia que promete rentabilizar o mensageiro.



O WhatsApp dá os primeiros passos para mudar a forma como pessoas conversam com empresas a partir da plataforma de bate-papo. Em testes desde o ano passado, o WhatsApp Business vem chamando a atenção de companhias e do grande público porque deve chegar ao Brasil dentro de um mês. A seguir, o TechTudo traz perguntas e respostas sobre o novo aplicativo voltado para negócios. Os tópicos reúnem informações sobre as principais funções, requisitos e modalidades de uso do app de mensagens.

O que é WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma versão do famoso mensageiro voltada para a comunicação entre empresas de pequeno ou médio porte e seus clientes. A ideia é facilitar a comunicação entre as duas partes, além de torná-la mais segura, uma vez que o cliente terá certeza de que está interagindo com um perfil profissional.

Segundo o escritório do WhatsApp no país, os profissionais que participam do programa de MEI (Microempreendedor Individual) também poderão criar perfis Business.

O serviço também permitirá ao dono da conta Business acompanhar estatísticas sobre as mensagens lidas pelos consumidores, para determinar quais estratégias de comunicação funcionam. Por enquanto, o serviço é totalmente gratuito, mas o WhatsApp admite que, no fututo, poderá cobrar por funções adicionais.

É preciso baixar um novo aplicativo para usar as ferramentas empresariais?
Depende. Pessoas físicas não precisam baixar um novo app. O WhatsApp atual, que todo mundo tem instalado no celular, será suficiente para entrar em contato com perfis empresariais.

Responsáveis por empresas deverão baixar o aplicativo WhatsApp Business, edição especial que deve aparecer na central de downloads dentro de um mês. Para que o estabelecimento possa entrar em contato com o cliente, é necessário que a pessoa física forneça o número de celular ou que tenha voluntariamente acionado primeiro a empresa por meio do app.

Novo WhatsApp Business: tire suas dúvidas (Foto: Divulgação/WhatsApp) Novo WhatsApp Business: tire suas dúvidas (Foto: Divulgação/WhatsApp)
Novo WhatsApp Business: tire suas dúvidas (Foto: Divulgação/WhatsApp)
Quais os requisitos para uma empresa usar o WhatsApp Business?
Para utilizar o WhatsApp Business, as empresas devem ser de pequeno ou médio porte. Também será preciso ter um número de celular que não esteja vinculado a nenhuma outra conta do WhatsApp, mesmo que seja na versão comum. Ou seja, se sua empresa utiliza o WhatsApp na modalidade atual, precisará usar uma linha diferente para se cadastrar na versão Business.

O WhatsApp testa ainda uma terceira modalidade de serviço de troca de mensagens, o Enterprise, voltado para grandes corporações. Por ora não há informações sobre a data de lançamento.

Quais são as informações que o perfil empresarial pode exibir?
Por enquanto, sabe-se que o WhatsApp Business permite exibir ao cliente informações como descrição do negócio, endereço de e-mail, endereço físico e site oficial. Ainda não se tem informações se haverá detalhes mais completos, como horário de funcionamento e preço, informações que estão disponíveis em páginas de empresas no Facebook e no Google.

O WhatsApp Business permite chatbot?
Sim. De acordo com informações do próprio mensageiro, será possível programar os seguintes contatos automáticos:

Respostas rápidas para perguntas frequentes
Saudações apresentando a empresa em questão
Avisos caso o estabelecimento esteja fora do horário de atendimento

O WhatsApp Business funciona em todos os celulares?
Não. É necessário ter um smartphone com sistema Android para instalar a versão do aplicativo dedicada a empresas. Não se sabe quando será liberada uma versão para iPhone (iOS).

O escritório do WhatsApp no Brasil informou que se o celular for dual chip, o dono dele poderá manter o app regular e o app Business funcionando simultaneamente.

O WhatsApp Business funciona no PC?
Sim. De acordo com a equipe por trás do aplicativo, há como receber e enviar mensagens do WhatsApp Business usando o computador. O funcionamento será similar ao do WhatsApp Web, que possibilita ver no PC as mesmas mensagens exibidas no aplicativo de smartphone.

Como funcionam as “Contas Confirmadas”?
Nem toda empresa com uma conta no WhatsApp Business terá o selo de conta confirmada ao lado do nome de usuário. Só receberá o reconhecimento perfis cujo número de telefone utilizado no app tenha sido verificado pela equipe do mensageiro.

Em quais países o WhatsApp Business está disponível?
Atualmente, o download sem convite é possível somente nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Itália e México. O aplicativo deve desembarcar no Brasil ao longo de janeiro e fevereiro. Empresas de pequeno porte, como uma gráfica no Espírito Santo e um estúdio de fotografia no Rio de Janeiro, participam da fase experimental.

VEJA MAIS
Médicos dizem estar perto de chegar a teste de sangue universal para todo tipo de câncer