Breaking News

Robôs se enfrentam em competição realizada em Catalão


Competição despertou atenção da população, que compareceu em massa para prestigiar o evento


Vale tudo, menos usar um revólver ou disparar impulsos eletromagnéticos para desligar o sistema de seu rival. A graça é partir pra porrada ou, no caso, pro “impacto mecânico”.
Essa “rinha de galos” nada mais é que o combate entre robôs, uma competição em que robôs são colocados em uma arena e devem se digladiar até que um dos dois seja imobilizado ou totalmente destruído. O negócio, além de muito divertido de ver, é levado bem a sério pelos competidores.
No Clube do Povo de Catalão, foi realizada neste sábado (24) a primeira Competição de Luta de Robôs (1º Robot Fight). O evento foi promovido por meio de parceria firmada entre a coordenação de Inovação, Tecnologia e Transferência – CITT da UFG Regional Catalão, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e prefeitura de Catalão, com o objetivo de proporcionar às equipes a interação homem-máquina, bem como desenvolver habilidades em organização e distribuição de tarefas em prazo determinado, estimular o desenvolvimento do aprendizado em eletricidade, eletrônica, microcontroladores, programação e sistemas de comunicação, além de proporcionar a experimentação de gestão de pessoas e estimular a prática desportiva.
Seguindo o regulamento, a modalidade foi disputada por robôs construídos, exclusivamente, com peças e componentes da LEGO©, programáveis, e as equipes foram compostas apenas por crianças com idade máxima de 15 anos (data de nascimento posterior a 01/01/2002), com exceção do capitão da equipe.

A competição premiou a equipe Legend of the Robot com o 1º lugar, a Phoenix com o segundo e a J.A.R.V.I.S., do Instituto Federal Campus Paracatu-MG, com o 3º.
O secretário municipal de Esportes e Lazer de Catalão, Giovani Cortopassi, prestigiou o confronto dos robôs e reiterou a importância do apoio às mais diversas modalidades esportivas. “A gestão do prefeito Adib Elias incentiva o esporte em todas as modalidades porque os benefícios de todas as práticas esportivas para o corpo e a mente são inegáveis. Este foi um grande evento, a população acompanhou e se divertiu”, salienta Cortopassi.
Fotos: Secretaria de Esportes e Lazer e informa goias