Breaking News

Mata Atlântica ainda preserva 28% de sua vegetação nativa

O bioma, que já teve mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, reúne 20 mil espécies vegetais e quase 2,5 mil vertebrados.


O bioma de Mata Atlântica, faixa costeira de florestas que hoje ocupa 320 mil quilômetros quadrados e se estende por 17 estados do Brasil, está mais intacto do que se imaginava. Imagens aéreas recentes permitiram a cientistas cravar que 28% do seu domínio original (mais de 1 milhão de quilômetros quadrados) segue de pé. Unidas, áreas de vegetação atlântica têm, hoje, área semelhante à do Maranhão. Em levantamentos anteriores, a parcela de cobertura vegetal nativa da Mata Atlântica costumava oscilar entre 11% do 16%. Um novo estudo, publicado na revista científica Perspectives in Ecology and Conservation e que envolveu participação brasileira, no entanto, enxergou quase o dobro. “A gente detectou que os fragmentos geralmente eram maiores do que estavam sendo desenhados anteriormente”, explica a autora principal do artigo, a bióloga Camila Rezende, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao site O Eco. “As bordas do grande fragmento que existe hoje da Mata Atlântica, que é o fragmento da Serra do Mar, são maiores, além dos fragmentos menores que não estavam [em levantamentos anteriores]”. Como destacou a Folha de S. Paulo, isso foi possível graças ao trabalho de satélites potentes. A efeito de comparação, as imagens de um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificaram que a área de Mata Atlântica remanescente era até 16% da original. Os registros foram feitos com resolução de 30 m x 30 m. Isso quer dizer que, a cada pixel da imagem, considerava-se dados de 900 m² de floresta. No caso do estudo mais recente, o satélite utilizado considerou recortes de floresta feitos em quadrados de 5 m x 5 m. Com uma aproximação maior, ficava mais fácil entender o que é Mata Atlântica.

Cerca de 26% (dos 28% originais) da cobertura vegetal de Mata Atlântica é composto por formações florestais nativas e o restante (2%) é de ecossistemas associados – como manguezais, restingas e brejos. Pesquisadores calculam que, por lá, existam cerca de 20 mil espécies vegetais (35% do total existente no Brasil) e quase 2,5 mil de vertebrados. Com mais de 70% de destruição, as florestas perdem a capacidade de manter a biodiversidade em sua plenitude.

A boa notícia é que os atuais 28% remanescentes podem ser expandidos a 35% até 2038. Basta, para isso, uma medida simples: o cumprimento da legislação que vale atualmente para o bioma. Desde 2006, a vegetação atlântica é protegida pela Lei nº 11.428, conhecida como Lei da Mata Atlântica.

OUVIR MATÉRIA 






GANHE DINHEIRO NA INTERNET COM CRIPTO MOEDAS - ABAIXO



COLHER BLACKCOIN AQUI Carteira Faucethub


COLHER PERCOIN AQUI  Carteira Faucethub 


COLHER DASHCOIN AQUI  Carteira Faucethub


COLHER POTCOIN AQUI  Carteira Faucethub


COLHER LITECOIN AQUI  Carteira Faucethub


ETHEREUM FAUCET AQUI   Carteira Faucethub



XPM FAUCET PRIMECOIN AQUI  Carteira Faucethub




COLHER DOGECOIN AQUI   Carteira Faucethub


COLHER DOGECOIN AQUI  Carteira Dogechain















ABAIXO TEM FAZER UMA CONTA NA COINPOT 









CARTEIRAS E EXCHANGE BRASILEIRA